terça-feira, 29 de janeiro de 2008

BORDADOS DE FIM DE ANO

Olá amigas e visitantes hoje escolhi postar dois trabalhos de uma amiga ,
da Lenise , ela é casada com um primo muito querido pra mim o Luiz Henrique.
vejam que lindo ficou os trabalhos que ela fez pro fim de ano,
espero poder aprender um dia a bordar assim .













"Há quatro coisas mui pequenas na terra que , porém, são mais sábias que os sábios:
as formigas , povo sem força ; todavia , no verão preparam a sua comida;
os arganazes, povo não poderoso; contudo, fazem a sua casa nnas rochas ;
os gafanhotos não tem rei ; contudo , marcham todos em bandos ;
o geco, que se apanha com as mãos ;contudo , está nos palácios dos reis ."

PROVÉRBIOS 30- 24 a 28



Fraqueza e sabedoria


Não são poucas as vezes em que nos sentimos pequenos, desamparados em nossa fragilidade e impotência frente às variadas circunstâncias e situações que a vida nos impõe ou que vamos deixando acumular-se diante de nós. Mas quem disse que precisamos ser fortes em tudo? Não é a pequenez de nossas forças que nos impede de enfrentar e realizar a vida, mas a insensatez. Não é a grandeza da coragem ou o destemor que não pode nos faltar na vida, mas a sabedoria. Por isso, o sábio de provérbios nos diz: “Há quatro coisas mui pequenas na terra que, porém, são mais sábias que os sábios; as formigas, os arganazes, os gafanhotos e as lagartixas.” Onde há sabedoria, apesar da fragilidade, pode-se tomar decisões e ter atitudes que constrói a vida. Na observação do sábio, o que esses quatro pequenos seres nos ensinam da sabedoria é o seguinte:
Primeiro – Sejam precavidos. Essa é a virtude da sabedoria que desenvolve em nós a capacidade de se prevenir, de se equipar seja materialmente, emocionalmente ou espiritualmente para os tempos difíceis. Observa o sábio de provérbios: “As formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida.” A maioria de nós põe a ênfase na formiga, mas nos esquecemos que a natureza nos apresenta uma série de outros espécimes que têm o mesmo comportamento que as formigas. A afirmação mais importante desse verso é que a vida é feita de estações: há verão e inverno, outono e primavera na vida de todo mundo. Por isso, precisamos aprender a investir nas estações favoráveis para podermos ter os recursos necessários, sejam eles quais forem, nas estações desfavoráveis da vida. A vida é feita de ciclos e não é de força que precisamos para lhe dar com os ciclos da vida, mas de sabedoria.
Segundo – Sejam prudentes. Essa é a virtude da sabedoria que desenvolve em nós a capacidade de se proteger, de não se expor desnecessariamente na vida. O sábio de provérbios faz a seguinte observação: “Os arganazes, povo não poderoso; contudo, fazem a sua casa nas rochas.” Precisamos aprender a respeitar e a lidar com as nossas fraquezas. O grande segredo aqui é que os arganazes se sabem não poderosos, por isso, fazem sua casa na rocha. A verdadeira grandeza na vida está na sabedoria de conhecer as suas próprias limitações. Nem sempre é de peito aberto e em campo limpo que devemos lidar com algumas situações na vida, mas nas rochas, nas tocas, nas pedras, nos lugares de proteção. Respeitar-se é não exigir de nós o que não podemos fazer ou enfrentar, é não se impor o que vai além de nossa capacidade, é se proteger. Vá para a pedra e se ponha em segurança. Mas, jamais se esqueça que a rocha Cristã é Jesus.
Terceiro – Sejam solidários. Essa é a virtude da sabedoria que desenvolve em nós a capacidade de depender, de perceber que não estamos sozinhos. O Sábio faz a seguinte observação: “Os gafanhotos não têm rei; contudo, marcham todos em bandos.” Não é bom que o homem esteja só, essa é uma das afirmações assertivas da Bíblia. Não há sabedoria no solitário, o que existe é alienação esquizofrênica, pois todo ser sozinho é um ser da paranóia. Ninguém é forte o suficiente para enfrentar tudo na vida, por isso, o gafanhoto nos ensina um velho ditado popular: a união faz a força. É na solidariedade e comunhão dependente uns dos outros que ganhamos força, resistência, estratégias e organização para rompermos na vida. Pois se dois caminham juntos, um caindo o outro o levantará; se dois dormem juntos, um sentindo frio o outro o aquentará e se dois estiverem juntos, havendo confusão os dois brigarão um pelo outro. O valente sozinho será sempre mais fraco do que pequeninos e frágeis que sabem andar em comunhão.
Quarto – Sejam estratégicos. Essa é a virtude da sabedoria que desenvolve em nós a capacidade de tirar o melhor proveito das situações, o poder de saber se colocar na vida. Observa o sábio de provérbios: “A lagartixa, que se apanha com as mãos; contudo, entra nos palácios dos reis.” Aqui também não é a lagartixa em si que importa, mas o que ela é capaz de evidência. O ponto aqui é chamar atenção para o fato de que apesar da fraqueza isso não impede que a lagartixa entre no palácio do rei. A pequenez e fragilidade do nosso ser, não nos impede de chegar aos melhores lugares na vida. Mas apesar dessa observação o sábio não está nos ensinando a desenvolvermos relacionamentos interesseiros, mas tão somente a sermos estratégicos na vida. Até porque, diferentemente dos nossos dias, o palácio do rei não estava associado à riqueza, ostentação, intrigas do poder, vaidades e luxos, mas, sobretudo aos valores, virtudes e grandezas da majestade. E, é nesse lugar estratégico que as escolhas dos sábios devem lhes levar na vida.
Não é da minha fraqueza e impotência que tenho medo, mas da insensatez, da falta de sobriedade e sabedoria que habita a todos nós. É por falta dela que peço perdão, que me envergonho e que me sinto desamparado nas minhas decisões. Que Deus nos habilite à sabedoria.

16 comentários:

Sandra Allima disse...

olá amiga amei conhecer o seu blog parabens os seus trabalhos são lindos tenha uma semana cheinha de Paz beijinhos Sandra Allima.

Habiba disse...

ola... aqui estou eu para fazer uma visitinha!!
jinhos
Angela

Unknown disse...

oi, vim retribuir a visitinha e conhecer seus blogs, que lindos os bordados que tem aqui....
beijos

Anônimo disse...

Olá,amiga
obrigado pela visitinha,tbém adorei o seu blog tem trabalhos lindos.
Um ótimo final de semana com muita paz e amor.
Bjs...
Elaine
Cantinho da Laine

Marcia Garrucho disse...

ola querida vim aqui retribui sua visita, com mt amor de Deus q tenho no meu coraçao..........
estou paixonada pelo seu recado
fica vc tbm com Deus
olha eu tenho orkut entra la podemos ser amigas ok

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10647800351696065172

Influência Crochet disse...

Oi Amiga tudo bem,que linda esta mensagem,fez bem ao meu coração ler essas palavras.
Obrigada pela mensagem que me deixou no meu cantinho fique com Deus beijinhos Gisele Moura

angelica bordado e croche disse...

OI,ANGELA
Gostei muito do seu blog esses tradalhos são d+,eu tambem bordo e faço umas coisinhas,ai me animei a fazer um blog tambem de uma passadinha por la.
http://angelicabordadoecroche.blogspot.com/
beijos...

Regina Celia disse...

Olá amiga.
Lindos os bordados e lindo o texto,parabéns!Bjs e uma ótima semana!

Kátia Moreira disse...

Na tela da vida, os problemas e dificuldades tomam a forma que damos a eles.
São as tintas que escolhemos para essa grande pintura que a tornará mais ou menos bela...
Uns chamam a isso de otimismo,
outros de utopia.
Eu chamo de aprendizado. Tenha uma semana muito iluminada!
Bjs Kátia Moreira

Kátia Moreira disse...

Antes de reclamar das coisas que você
está perdendo, verifique o que vai
ocupar o lugar que elas deixaram vago.
Pode ser algo muito mais
importante e enriquecedor.
Tenha uma linda semana!
Bjs no coração Kátia Moreira

Camila e Geni disse...

Oi Angela! Lida a mensagem, e seus trabalhos também!!!

Viemos agradecer a visita e dizer que o cachecol gigante ficou pronto... Hehehe!

;)

Beijinhos e bom fim de semana para você também!

Kátia Moreira disse...

Vim ver as novidades e dizer que:
Você sabe porque o mar é tão grande?
Porque ele teve a humildade de se colocar em um nível abaixo dos rios do mundo.
Sabendo receber, ntornou-se grande...
Tenha uma linda semana!!!
Bjs Kátia Moreira

Tania Mara disse...

ola Angela amei os trabalhos postados no seu blog, essa escola deve ser demais, tbem com essas artesãs um primor amei...um enorme beijo Tania

Kátia Moreira disse...

Adoro te visitar e ver as novidades, e não se esqueça que:
Na vida, são necessários momentos difíceis
para que possamos superá-los e mostrar
a nós mesmos o que realmente
somos capazes de fazer.
Tenha uma semana cheia de Graça, na paz do Senhor!
Bjs Kátia Moreira

sandra disse...

oi amiga obrigado pela visita uma ótima semana bjos

. disse...

retibuindo a visitinhaaaaaa!!!

lindos seus trabalhos angela!!!

seus blogs são maravilhosos!

parabens!